terça-feira, 17 de dezembro de 2024

LALANDE verbete Arte: sentido B ESTÉTICA

 

B. ESTÉTICA. Sem epíteto a Arte ou as Artes designam toda produção da beleza através das obras de um ser consciente. No plural, esta expressão aplica-se sobretudo aos meios de execução; no singular às características comuns das obras de arte. Neste sentido, a arte opõe-se ainda à ciência e as artes às ciências, mas de um outro ponto de vista: enquanto que umas dimanam da finalidade estética, as outras dimanam da finalidade lógica.


Página do livro The Art and Science of Ernst Haeckel (do original título Kunstformen der Natur e, em português: Formas de Arte da Natureza).


As belas ilustrações do biólogo Alemão, que contribuíram grandemente para a compreensão da ciência da vida, não cumpriram tanto uma finalidade estética quanto lógica através da estética?



Similarmente não atingem seu científico fim lógico através da estética as empolgantes visualizações de dados do sueco Hans Rosling, o homem que mostra o mundo com números que se mexem?



Assim, não parece que, embora a ciência busque a lógica com objetividade e precisão, não seria a beleza intrínseca em uma teoria elegante um poderoso elemento para que a ciência atinja seu objetivo de melhor explicar o mundo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário